Aluno do Colégio Vila é destaque na natação e se prepara para novos campeonatos

No mês de maio haverá competição em Pernambuco e Minas Gerais

Conciliar estudos e treinos não é uma tarefa fácil, mas com força de vontade e disciplina o estudante do 2º ano do ensino médio, Ian Andiola, separa tempo para cada atividade. Para ele, o segredo está em não desistir, e com apoio dos pais, amigos, familiares e da escola isso se torna algo mais completo e presente.

Ian tem 16 anos, é apaixonado pela natação e já participou de campeonatos a nível nacional como, por exemplo, nas cidades do Rio de Janeiro, Recife e Paraná.

Em entrevista ao Blog do Colégio Vila, Ian conta detalhes da rotina de estudos e treinos, fala sobre a trajetória na natação e, também, do orgulho em ter conquistado troféus sendo destaque na Federação Paraibana de Natação.

Natação

A trajetória de Ian na natação começou cedo, aos oito anos. Na companhia do avô, o garoto fazia aulas duas vezes na semana. “Eu entrei na natação por causa da minha asma e tudo mudou. Eu não queria sair da piscina, já era muito dedicado. Quando eu completei nove anos, comecei os treinos no Clube dos Oficiais através do convite do treinador Leo Palmeira onde permaneci durante quatro anos, logo após migrei para o Clube Cabo Branco. Por dois anos estive por lá e, hoje, estou treinando no Instituto dos Cegos ainda com o mesmo técnico”.

Campeonatos

Participação em campeonato é o que não falta, já são mais de 40, e a agenda continua movimentada no mês de maio. Ian segue para o Troféu Brasil, no Recife, e para o Campeonato Brasileiro de Natação, que acontece em Uberlândia.

Com a atual marca de 32 segundos e 26 centésimos na piscina de 60 metros peito, Ian deseja reduzir o tempo para 31 segundos e 9 centésimos. Para isso, os treinos estão a todo vapor. “As competições reúnem os melhores atletas, então, tenho que caprichar”. E se depender dos treinos esse recorde chegará rápido, a rotina de treinos é intensa, são seis dias por semana durante 3h.

Família e amigos

No colégio, a conversa com os amigos gira em torno da natação. Ian conta que existe aquela curiosidade sobre como funciona um campeonato, o que é indicado nos treinos, como é a desenvoltura dele. “Mas, até o momento, nenhum colega topou acordar cedo para assistir aos treinos às 05:50 da manhã”, brinca.

Em casa, o apoio e o companheirismo dos pais Thaise e Walker têm feito a diferença. “Meus pais são meus maiores torcedores e incentivadores, estão sempre me apoiando na derrota e nas vitórias”.

“Temos muito orgulho do nosso filho. É muita emoção e uma grande experiência o que temos vivido. Ele, ali na piscina, é o momento de independência. O esporte educa e disciplina para a vida. E a gente sabe que a vitória adora o trabalho e a persistência”, diz Walker Bandeira.

“Em paralelo à natação, valorizamos o estudo, as notas de Ian são ótimas e ficamos felizes com o apoio que recebemos do Colégio Vila, que sempre abraça e incentiva a participação dele nos campeonatos”, conta a mãe Thaise Aleixo.

Reportagem: Cledyson Fernandes

Supervisão: Taynara Aires