Colégio Vila inclui Educação Financeira na grade curricular

Jornada educacional prepara os alunos desde cedo para o cuidado com as finanças

O Colégio Vila demonstra mais uma vez seu compromisso com a inovação ao incluir a disciplina de Educação Financeira em sua grade curricular. A iniciativa busca proporcionar aos alunos uma compreensão sólida sobre questões financeiras desde os primeiros anos escolares, preparando-os para enfrentar desafios econômicos de maneira consciente e responsável.

Com a implementação da disciplina Educação Financeira, os estudantes têm a oportunidade de explorar conceitos fundamentais, como orçamento, poupança, investimentos e compreensão do sistema financeiro. O diretor pedagógico da rede de ensino, Ribamar Monteiro, destaca a importância dessa adição à grade curricular: “O tema da educação financeira já havia sido inserido no Colégio Vila por meio de projetos especiais com os alunos, e decidimos expandir essa abordagem. Estamos empenhados em oferecer uma educação abrangente, preparando nossos alunos para a alfabetização financeira por meio de plataforma educacional com planos de aula leves, divertidos, envolventes e humanizados”.

O novo componente curricular proporciona tanto conhecimentos teóricos quanto atividades práticas, além de promover discussões em sala de aula. Dessa forma, os alunos absorvem informações e desenvolvem habilidades práticas para gerir suas finanças pessoais, promovendo uma abordagem proativa em relação ao dinheiro.

Para o diretor pedagógico, incluir a educação financeira na grade curricular destaca a relevância do tema, especialmente diante dos desafios relacionados ao superendividamento enfrentados pela população brasileira. Esse fenômeno ocorre quando os consumidores acumulam dívidas excessivas, muitas vezes além de sua capacidade de pagamento.

“Entender o valor do dinheiro, aprender a tomar decisões financeiras e cultivar hábitos responsáveis desde jovens são ferramentas valiosas que contribuem para o desenvolvimento pessoal e para a construção de um futuro financeiramente estável. Por isso, nossa rede de ensino dá mais esse passo significativo para uma jornada educacional completa”, reforça Ribamar Monteiro.