Colégio Vila

Colégio Vila utiliza urnas do TRE-PB em dia de eleições para representantes de turmas 

Estudantes foram eleitores e candidatos na dinâmica que estimula debate da cidadania

Para desenvolver cada vez mais nos alunos o espírito da cidadania e da democracia, o Colégio Vila realizou estrategicamente no ano de eleições municipais, um projeto especial em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB). 

Nesta semana, de forma lúdica e participativa, os alunos puderam votar em seus candidatos para representantes de turmas, e a votação foi realizada em urnas oficiais do TRE-PB. A parceria entre a instituição de ensino e o órgão eleitoral possibilitou um momento único aos estudantes, que entenderam na prática como funciona uma eleição tradicional. 

Foram escolhidos representantes de 28 turmas, as eleições aconteceram nos turnos da manhã e tarde, das 8h às 17h. Ao total, 56 alunos foram eleitos para os cargos de representante e vice-representante. O principal papel do representante de turma é ser o elo entre a classe e o Colégio; ele é o interlocutor do grupo, responsável por administrar eventuais conflitos e estar permanentemente aberto ao diálogo.

Antes das eleições, a escola recebeu um treinamento especial do TRE para executar a dinâmica, como explica o diretor de ensino do Colégio Vila, Ribamar Monteiro: “desde o transporte das urnas até a implantação dos dados no sistema do TRE, é uma verdadeira simulação de uma eleição real. Ao chegar na escola os alunos vibraram, foi algo diferente, totalmente novo para eles”. 

Saiba mais aqui: http://200.11.122.10/~vilacolegiocom/parceria-com-o-tre-pb-colegio-vila-faz-treinamento-para-eleicoes-de-representantes/

As eleições na prática 

Os eleitores estavam atentos e conscientes, a aluna do ensino médio Maria Clara afirmou que preza por um representante de sala que possa orientar os colegas diante dos desafios da rotina escolar. Na hora de votar numa urna oficial do TRE pela primeira vez, a estudante achou o processo bem fácil e gostou bastante da experiência. Enrico Máximo, também aluno do ensino médio, ficou feliz por ter compreendido bem a dinâmica e a importância da atividade. 

Assim, em poucas horas os estudantes puderam conhecer mais de perto os valores da cidadania e agora seguirão atentos a importância do voto. Mesmo que eles saibam que entre 16 e 18 anos a justiça eleitoral trata o voto como opcional para adolescentes, estimular a participação na hora de escolher um representante é um grande passo no desenvolvimento da autonomia e envolvimento dos alunos nas importantes discussões da sociedade. 

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