ENEM: Oficina de Redação do Colégio Vila prepara alunos para o exame

Produção de texto é trabalhada de forma estratégica

No Colégio Vila, a produção de textos e aulas nos contraturnos são apenas algumas das estratégias empregadas para auxiliar os estudantes a alcançarem a nota máxima na redação do ENEM. O programa de atividades visa integrar a escrita à rotina dos alunos, compreendendo que os textos são veículos essenciais para a comunicação e a escrita, ferramenta fundamental de expressão desde a infância. Por essa razão, a produção textual faz parte intrínseca da trajetória educacional dos jovens, estendendo-se não apenas às aulas de português, mas também se fazendo presente em praticamente todas as disciplinas.

A redação, em especial, ocupa um lugar de destaque, pois um texto bem elaborado pode abrir portas nas instituições de ensino superior do país, através da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Criado em 1998 pelo Ministério da Educação e Cultura, o ENEM tem como principal missão avaliar a qualidade da educação no Brasil, sendo aplicado aos alunos do ensino médio para analisar seu desempenho acadêmico.

Na estrutura do ENEM, a redação detém um peso significativo, representando 50% da avaliação. A ausência de pontuação nessa etapa pode resultar na perda da oportunidade de ingressar em uma universidade. A redação no ENEM segue um gênero textual específico e apresenta particularidades marcantes, sendo do tipo dissertativo-argumentativo, que exige a apresentação de uma proposta de intervenção para o problema abordado ao final do texto.

Para preparar os alunos para esse desafio, o Colégio Vila dispõe do projeto Oficina de Redação, focado na escrita dentro do modelo de produção exigido pelo ENEM. Além dos conteúdos ministrados em sala de aula, os estudantes do Colégio Vila participam de encontros semanais no contraturno escolar, com o objetivo principal de treinar a produção textual de acordo com as diretrizes do exame. 

No projeto, os alunos são orientados a desenvolver um texto dissertativo-argumentativo que envolva as cinco competências sugeridas pelo ENEM. A professora de Redação do 3º ano do Colégio Vila, Francine Martins, observa que, inicialmente, os alunos enfrentam algumas dificuldades, especialmente em relação à competência cinco, que trata da proposta de intervenção, e também em relação à gestão do tempo. No entanto, a partir da prática regular da escrita, os alunos adquirem a habilidade necessária para abordar essas questões com segurança, graças às estratégias introduzidas nas aulas.

As competências da redação do Enem são:

1) Domínio da escrita formal da língua portuguesa, seguindo as regras de ortografia, pontuação, acentuação e concordância.

2) Compreensão do tema e do tipo textual, sem fugir do que é proposto e sem copiar a coletânea.

3) Seleção e organização de informações e argumentos em defesa de um ponto de vista, com coerência e coesão.

4) Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, como conectivos, operadores e repertório sociocultural.

5) Elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado, com respeito aos direitos humanos e viabilidade pragmática.

Para melhor aproveitamento dos estudantes, os temas das aulas normalmente são selecionados com base nos eventos sociais e acontecimentos do país. Antes de iniciar a produção, há uma abordagem que ajuda os alunos a compreenderem e sintonizarem seus pensamentos para o processo de escrita.

Na oficina, a correção é personalizada para cada estudante. Após a conclusão da produção, o professor corrige o texto junto ao aluno, apontando erros e destacando os acertos de forma individual. Todas as correções são feitas com destaques em cores e anotações, permitindo aos alunos compilarem os próprios portfólios. Muitos deles organizam seus textos em ordem de nota, possibilitando futuras revisões e aprendizado contínuo.

Dessa forma, o Colégio Vila não somente prepara os alunos para o ENEM, mas também instiga neles a habilidade de produzir textos que serão fundamentais em suas trajetórias acadêmicas e profissionais.

Reportagem: Glaucia Araujo

As competências da redação do Enem* (fonte MEC). 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com outras pessoas!

Veja outras matérias do Blog Vila

Unidade Tambaú

Av. Pres. Epitácio Pessoa, 4657, Tambaú, João Pessoa

Unidade Sul

Rua Antônio Targino Pessoa da Silveira, 579, Jd. Cidade Universitária, João Pessoa

Unidade Bessa

R. Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho, 180, Aeroclube, João Pessoa 

Fale agora com o Colégio Vila
Copyright © 2023 - Todos os Direitos Reservados

(83) 3508-7311 ​

Seja bem-vindo : )

Preencha os campos abaixo e clique no botão para falar agora com nosso atendimento.