
“Minha família e o Colégio Vila foram fundamentais nesse processo”, afirma
O Blog do Vila conversa com a ex-aluna Anna Julia, que, a partir da próxima semana, inicia o curso de Biomedicina na Unipê. A estudante, que tirou 940 na redação do Enem 2024, compartilhou sua experiência na jornada estudantil, os desafios enfrentados e o que espera para o futuro.
Boa leitura!
Blog Vila: Anna, na próxima semana você inicia o curso de Biomedicina. O que te motivou a escolher essa área? Alguma especialidade te chama mais atenção?
Anna: Eu gosto muito de pesquisas, de saber mais, ampliar conhecimentos, entender as doenças, suas causas e possíveis tratamentos. Embora Biomedicina abranja muitas áreas de atuação, no momento, me interesso por reprodução humana, análises clínicas, estética e saúde pública.
Blog Vila: Sua nota na redação do Enem foi 940, um resultado excelente, ainda mais considerando a dificuldade do tema para muitos estudantes: Desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Como foi para você receber essa nota? Sentiu que sua preparação fez toda a diferença?
Anna: Eu não estava tão esperançosa em relação à nota, então foi uma surpresa. A preparação, com certeza, fez diferença! Fazer redações toda semana foi essencial, e as professoras de redação sempre me ajudavam, apontando os pontos que eu precisava melhorar.
Blog Vila: Como foi sua rotina de estudos para o Enem ao longo do ensino médio? E de que forma sua família e o Colégio Vila te apoiaram nessa jornada?
Anna: Depois das aulas pela manhã, eu costumava estudar à tarde. Geralmente, ia para a cabine de estudos do colégio e revisava os conteúdos que tinham sido dados no dia.
Minha família e o Colégio Vila foram fundamentais nesse processo. No Vila, sempre tínhamos apoio da psicóloga, além dos professores e da coordenação, que estavam sempre prontos para ajudar.
Equilibrar o psicológico e os estudos é o essencial, e o Vila sempre proporcionava esse suporte. A possibilidade de estudar nas cabines me ajudou muito, pois, em casa, eu acabava me desconcentrando um pouco.
Blog Vila: Seu ingresso no ensino superior foi pelo vestibular tradicional. Como foi essa experiência?
Anna: O vestibular da universidade foi tranquilo. Eu já tinha uma noção de como seria, mas, mesmo assim, fiquei um pouco receosa. Porém, quando vi o tema da redação, me tranquilizou. Agora, na graduação, pretendo manter a rotina de estudos que tinha no colégio: revisar os conteúdos, continuar evoluindo e buscar oportunidades, como participar de palestras e eventos acadêmicos.
Blog Vila: Que conselho você daria para os alunos do ensino médio que sonham com a faculdade?
Anna: Manter o foco, mesmo quando parece difícil. Ter uma rotina de estudos organizada faz toda a diferença. E, se o resultado dos simulados não for bom, não desanimar! O importante é analisar os erros e ajustar os estudos conforme as dificuldades. Mas, acima de tudo, não se sobrecarregar. Sempre tenha um momento de descanso para equilibrar a rotina e evitar o desgaste mental.