Inteligência artificial e aplicação de simulados: a conexão que gera resultados

80% dos professores percebem aumento nos níveis de motivação dos alunos

No Colégio Vila, a integração da tecnologia não é apenas uma opção, é o acompanhamento da revolução educacional. Vivemos em uma era em que o acesso à informação e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas são essenciais para o sucesso dos estudantes no mundo globalizado.

Nesse contexto, os simulados, aliados ao uso de plataformas de inteligência artificial, se destacam como ferramentas essenciais para preparar nossos alunos para desafios, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A partir do 9º ano, os alunos do Colégio Vila passam a ter simulados aplicados na grade curricular. Os materiais são adaptados anualmente em formatos digitais e impressos, sempre alinhados aos temas centrais do Enem.

Nos simulados, com o auxílio da inteligência artificial, as plataformas oferecem relatórios detalhados sobre o desempenho individual dos estudantes. Recursos adicionais, como vídeos de resolução de questões, simulador para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e trilhas de estudo personalizadas, enriquecem ainda mais a experiência de aprendizado.

A direção da rede de ensino também avalia o impacto positivo para os professores, que têm a oportunidade de explorar diferentes recursos para transmitir conhecimento e construir os simulados. Cenário que corrobora com uma pesquisa apoiada pelo Ministério da Educação e Cultura, que revelou que mais de 80% dos professores no Brasil perceberam um aumento nos níveis de motivação dos alunos devido ao acesso a conteúdo interativo e dinâmico proporcionado pelos recursos tecnológicos.

No Colégio Vila, a aplicação dos simulados também é avaliada como uma jornada de crescimento, aprendizado e inovação, pois, também por meio da tecnologia, a escola molda estudantes excepcionais, os preparando para serem futuros líderes em um mundo em constante transformação.