Projeto Majestosa Leitura celebra Dia do Livro Infantil com atividades lúdicas

Em celebração ao Dia do Livro Infantil – comemorado hoje, 18 de abril – o Colégio Vila desenvolve atividades de arte-educação em mais uma edição do projeto Majestosa Leitura. A iniciativa é direcionada a alunos de diferentes anos letivos – desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental Anos Iniciais. O objetivo é incentivar e aproximar os estudantes do universo literário, bem como promover o desenvolvimento de habilidades como a leitura, a criatividade e a imaginação.

Ao longo do ano letivo várias atividades são realizadas enaltecendo a importância da leitura. Neste bimestre, também em celebração ao Mês do Livro, os alunos irão participar de uma programação especial com diferentes atividades envolvendo o estudo de diferentes gêneros textuais, a partir da dramatização, releitura e contação de histórias.

Dando início à programação, nesta terça-feira, os alunos da Educação Infantil mergulharão no universo da leitura através da “Contação de Histórias”, expressão artística que permitirá aos estudantes vivenciar novas narrativas como protagonistas, narradores, ouvintes e leitores.

Na quinta-feira, dia 20, os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais participarão da “Tribuna da Leitura”, atividade que propõe novos olhares aos diferentes gêneros literários, como o cordel, fábulas, jornais, contos, entre outros.

O projeto é um caminho para os alunos ampliarem seus conhecimentos a partir da leitura. “Para os alunos da educação infantil é um primeiro contato com o vasto e rico universo da literatura; para os Anos Iniciais, uma oportunidade de aprofundar e desenvolver o interesse pela leitura e pelo saber. É muito bonito ver o encantamento das crianças, que embarcam na história, junto com os professores. É, de fato, um projeto majestoso”, conta Inalda Pontes, Supervisora Pedagógica do Colégio Vila.

Outras ações de estímulo à leitura

Além do Majestosa Leitura, o Colégio Vila desenvolve outras iniciativas de incentivo à leitura como o aplicativo “Árvore do Livro”, no qual os alunos têm acesso a milhares de exemplares de obras literárias em formato digital, a partir do app os professores fazem recomendações de leitura semanalmente. A cada livro lido, uma nova “árvore” é plantada na “floresta virtual”. A inovação também estimula a leitura em família.

Em mais uma ação para formação de leitores e escritores, a escola incentiva os alunos a escreverem o próprio livro. Por meio da parceria com a Estante Mágica, os alunos-autores recebem um exemplar impresso, além da versão digital da obra. O lançamento dos livros autorais acontece como parte da programação do Festival de Leitura, evento realizado no final do ano letivo com os estudantes do primeiro ano com uma noite de autógrafo.

Mês do Livro

Abril ocupa três datas literárias importantes no calendário anual e por isso é conhecido como o Mês do Livro. O Dia Internacional do Livro Infantil, uma homenagem ao dinamarquês e escritor infantil Hans Christian Andersen, é lembrado no dia 2; no dia 18, data de nascimento de Monteiro Lobato, escritor brasileiro de literatura infantil, comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil; e por fim, dia 23, quando é celebrado o Dia Mundial do Livro. Viva o livro e viva o mundo de possibilidades que a literatura nos oferece!

Reportagem: Daniella Fernandes