Psicologia Educacional: cultivando uma jornada emocional e saudável no ambiente escolar

Entenda o papel do psicólogo dentro da escola

O blog traz nesta semana, um bate-papo com o setor de Psicologia do Colégio Vila, representado pelas psicólogas Kailane Rândala e Nadi Rodrigues, para entender melhor a importância desse suporte e como ele é oferecido aos alunos e aos pais.

A presença do psicólogo no colégio vai além do atendimento individualizado, seu papel é oferecer suporte direto aos alunos, professores, profissionais e familiares, promovendo um ambiente escolar propício ao desenvolvimento socioemocional. “Através do acolhimento, observação, escuta, orientações e ações psicoeducativas, buscamos auxiliar na resolução de conflitos e na construção de estratégias voltadas para o investimento nos aspectos socioemocionais”, afirmam as psicólogas.

No Colégio Vila, o atendimento psicológico é diferenciado por idade e ano letivo. Cada segmento conta com a atuação de uma psicóloga exclusiva para atender às demandas específicas de cada faixa etária, levando em consideração a psicologia do desenvolvimento aplicada a cada idade. Kailane atende alunos da Educação Infantil e Fundamental 1, já Nadi Rodrigues é responsável pelo atendimento dos alunos do Fundamental 2 e Ensino Médio.

O suporte psicológico oferecido pela escola se faz essencial para favorecer o processo de aprendizagem e proporcionar um ambiente acolhedor. Por meio de observação e escuta, as profissionais identificam possíveis problemas de saúde nos alunos e encaminham para o tratamento adequado.

“Através de um olhar especial e individualizado, da observação ou intervenção sinalizada pelo professor ou pelos pais, ou ainda, quando acontece a procura pelo próprio aluno, nós proporcionamos momentos de escuta ativa, individual ou em grupo, permitindo espaço para fala, com ações psicoeducativas que facilitam a compreensão das emoções e sentimentos”, explicam.

Além disso, a escola trabalha para combater o estigma associado aos problemas de saúde mental, promovendo a psicoeducação sobre a importância do papel do psicólogo e realizando atividades em grupo que estimulam a reflexão e a compreensão acerca do cuidado com a saúde mental e emocional.

No que diz respeito aos pais e professores, a participação ativa no processo de suporte psicológico é essencial. Observar e pedir ajuda profissional quando necessário é importante para o acompanhamento das demandas emocionais dos alunos. “Os pais podem e devem participar compartilhando com o psicólogo da escola sobre comportamentos de seu filho que julguem importante serem investigados ou qualquer demanda de ordem emocional”.

É importante ressaltar que o papel do psicólogo escolar difere do papel do psicólogo clínico. O foco está no suporte direto e na promoção de um ambiente saudável, e não em sessões individuais semanais. Desconstruir esse conceito é essencial para compreender a real função do psicólogo educacional, conforme destacado pelas psicólogas.