Rossandro Klinjey e Valdiney Gouveia encerram 1ª Jornada das Profissões

Reflexões sobre sonhos, medos e educação marcaram o evento

A semana teve um começo diferente na unidade do Vila Sul, com a quadra de esportes sendo preparada especialmente para receber o evento de encerramento da 1ª Jornada de Profissões. Durante um mês, o projeto trouxe uma série de palestras especiais, proporcionando aos estudantes do ensino médio insights sobre como se preparar para o desafio da escolha da profissão.

Abrindo o evento final, a diretora Fabiana Sena expressou sua alegria ao proporcionar, por meio deste novo projeto educacional, um momento de reflexão entre pais e alunos. Através desta iniciativa, eles tiveram a oportunidade de ouvir experiências e conselhos valiosos de renomados profissionais do mercado.

De forma leve e descontraída, o palestrante Rossandro Klinjey envolveu os alunos ao abordar as diferentes fases da adolescência e do período escolar, onde surgem medos e desejos. Fazendo um paralelo com a própria história, Rossandro explicou que muitos sonhos e desejos, característicos dessa idade, passaram por adaptações devido à tecnologia. “Hoje os sonhos estão muito ligados a aparelhos celulares de última geração e fama nas redes sociais. Mas os medos, esses permanecem os mesmos”, pontuou. Ele mencionou o receio de ser rejeitado pelos amigos, pela pessoa que se gosta, de não tirar boas notas e desapontar os pais, por exemplo.

Ao longo da palestra, Rossandro ressaltou a importância de evitar comparações com os outros. Ele explicou como a tendência de se comparar pode prejudicar a realização dos desejos pessoais. Sendo assim, enfatizou que cada indivíduo deve reconhecer suas próprias qualidades, trabalhar no aprimoramento do que precisa ser melhorado e seguir a própria jornada.

O professor Rossandro também abordou as consequências das rotinas e do tempo mal aproveitado, assim como o uso inadequado de celulares e outras tecnologias, principalmente em sala de aula. Ao mesmo tempo, ele enfatizou a importância da educação. “Sem educação, não alcançamos grandes feitos. É por meio da educação contínua que podemos construir a carreira que desejamos. Também é por meio da educação que podemos alcançar sucesso financeiro. Hoje em dia, não apenas assistimos séries na televisão, mas também podemos viajar para conhecer os locais onde as cenas foram gravadas. E esse tipo de oportunidade a gente é quem tem o potencial de construir”, compartilhou.

UFPB

Na segunda parte do evento, o convidado especial Valdiney Gouveia, reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), iniciou sua apresentação falando sobre sua própria trajetória de vida. Ele que nasceu em uma família com recursos financeiros limitados, viu na educação a única forma de transformar a própria realidade.

Com sua inspiradora história de superação, o professor Valdiney prendeu a atenção dos convidados ao reforçar que os alunos não devem escolher suas profissões com base em rankings de cursos populares. Ele destacou que existe um amplo leque de possibilidades e que muitas áreas da engenharia, por exemplo, carecem de alunos e profissionais qualificados. O professor também compartilhou exemplos de pessoas que seguiram carreiras apenas pelo potencial financeiro, mas que, no fundo, não eram verdadeiramente felizes até seguirem seu próprio caminho.

“Existem pessoas que podem encontrar satisfação em uma vida acadêmica, dedicada à pesquisa, mas também existem aquelas que não nasceram para isso, e está tudo bem. No entanto, a trajetória que vocês estão traçando aqui na escola certamente definirá um futuro de sucesso. Eu vejo essa juventude e lembro como era a minha vida alguns anos atrás. Vocês têm muito mais oportunidades do que nós tivemos, e tenho certeza de que chegarão muito mais longe do que nós conseguimos”, afirmou o professor.

O reitor da UFPB reiterou que as portas da Universidade Federal da Paraíba estão abertas para os alunos que desejam conhecer os cursos oferecidos, a fim de tomar decisões mais acertadas. Com muito entusiasmo, ele fez um convite adicional: “As inscrições para o Enem 2023 começam hoje. Inscrevam-se, participem e eu espero ver todos vocês na UFPB”.

Após as palestras, pais e alunos puderam conferir os stands das principais faculdades de João Pessoa, que também contribuíram com a programação da Jornada das Profissões. Na oportunidade, os convidados conheceram os cursos ofertados e os diferenciais das faculdades Uniesp, Facene, Unipê e FPB.