Encontro voltado a formação dos educadores propôs iniciativas para todos os níveis de ensino
Os professores do Colégio Vila participaram de uma capacitação voltada para o desenvolvimento sustentável. O objetivo do encontro no último sábado (13), foi o de integrar o projeto PEA Unesco, uma Rede de Escolas que se compromete com os valores e prioridades da Organização das Nações Unidas Para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Diante disso, os educadores e outros funcionários da escola se reuniram ao longo do dia para discutir sobre a implementação de iniciativas voltadas à sustentabilidade. O foco é unir os estudantes de todas as idades no propósito dos cuidados com o meio ambiente.
O projeto é feito com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que priorizam o combate à desigualdade social através de medidas voltadas à sustentabilidade.
Foi um dia de muito aprendizado para todos os colaboradores presentes, tendo em vista que ter uma escola com práticas voltadas para o bem-estar coletivo é o principal foco do Colégio Vila. O diretor de ensino, Ribamar Monteiro, esteve presente e destacou a importância desse passo:
“São 17 ODSs que vão estar aqui na escola, permeando toda nossa cultura de sustentabilidade. Não queremos essa associação apenas por veiculação de marca, queremos viver os propósitos de desenvolvimento sustentável. O ODS 4, que trata de educação de qualidade, pra gente, ele é o precursor de todos os outros. Por isso, criamos uma rede de políticas na escola que torna tudo isso possível”, destacou Ribamar.
Escola Google: mais um passo ao lado da tecnologia
Além do entendimento das novas políticas de sustentabilidade, no último sábado os professores do Colégio Vila receberam mais uma etapa da formação do Google for Education. Projeto onde a escola utiliza a tecnologia como aliada em sala de aula e ajuda a preparar os estudantes para o presente e futuro.
Desta vez os professores receberam o workshop de Design Thinking, uma metodologia que traz soluções para problemas reais de forma colaborativa através da tecnologia.
De acordo com o professor Ribamar, isso só é possível graças à cultura digital vivida pelo Colégio Vila. “Essa parceria desenvolve um conjunto de oficinas e tutoriais para que nossos colaboradores estejam sempre preparados para implementar melhorias internas, bem como em sala de aula com nossos alunos”, explicou o diretor de ensino.