Entrevista especial: Pedro Thiago, aprovado em Medicina na UFPB, revela o método que usou para alcançar esse resultado

“A gente investiu o máximo para que ele pudesse ter acesso à melhor escola e ao melhor conhecimento para a formação do ENEM”, diz o pai

Ser aprovado em uma universidade federal, no curso superior com maior nota de corte do país, é motivo para muita celebração. Por isso, conversamos com o aluno Pedro Thiago e seu pai, Thiago Jerônimo, para saber como foi o período de estudos para o Enem e a celebração dos resultados.

Boa leitura!

Colégio Vila: Pedro Thiago, parabéns por suas conquistas! Como foi sua preparação ao longo do ensino médio para alcançar esse sucesso, com as notas do Enem muito acima da média, nas duas principais disciplinas que são tão temidas pela maioria dos candidatos: matemática e redação, nas quais você obteve 912 e 960, respectivamente?

Pedro Thiago: Eu acho que, para a matemática, o principal é fazer todas as provas antigas do ENEM, porque o padrão se repete. Por exemplo, ao resolver uma questão de uma prova antiga, na próxima prova você percebe que há uma questão muito parecida. Quanto à redação, acredito que fazer uma ou duas redações por semana é fundamental para obter um bom resultado no ENEM.

Colégio Vila: Quantas horas por dia você dedicava aos estudos com foco no Enem? Como você dividia as matérias? Existia alguma disciplina na qual você tinha mais dificuldade e aquela que você dominava? Quais eram?

Pedro Thiago: Olha, o meu estudo era bem flexível. Tinha dias que eu estudava muitas horas, tinha dias que eu não estudava muito, mas tinha dias que eu tirava para mim, sabe? E eu acho que isso é importante, a pessoa saber tirar uns dias para si, para não ficar com tanta pressão na cabeça.

As matérias eu dividia dando atenção àquelas em que estava tendo mais dificuldades nos simulados. As disciplinas que representavam maior desafio eram separadas, e eu dedicava um dia da semana para focar nelas. As disciplinas que eu mais tive dificuldade foram literatura e artes. E as que eu mais gostava eram as de ciências da natureza: biologia, química e física.

Colégio Vila: Você conquistou nota para cursar Medicina, um dos cursos mais concorridos do Brasil. Você sempre quis fazer Medicina ou havia outra área como opção? E quais são as expectativas a partir de agora para o ensino superior?

Pedro Thiago: Eu sempre quis Medicina, um curso que eu sempre achei muito fascinante. Agora, no ensino superior, espero estudar aquilo que realmente tenho paixão.

A celebração da família

Colégio Vila: Senhor Thiago, seu filho tirou notas muito acima da média na redação e em matemática, que são o “terror” do Enem. Como foi receber a notícia das notas?

Thiago Jerônimo: Quando recebi a notícia de que se saiu muito bem, tanto em redação como em matemática, ficamos muito felizes, pois compreendemos o peso das notas nessas disciplinas.

Ao mesmo tempo eu pude ver como a disciplina e o esforço são compensados no momento de uma avaliação como essa, porque eu o via por horas e horas a fio, fim de semana estudando, montando estratégia, resolvendo questões. Muitas vezes deixando de se divertir para estar fazendo isso, e eu pude ver que tudo valeu a pena, e eu estou muito orgulhoso de Pedro.

Colégio Vila: Como o senhor e sua família apoiaram Pedro Thiago na jornada escolar e nos estudos diários?

Thiago Jerônimo: Tentamos ao máximo facilitar seus momentos de estudo, evitando qualquer coisa que pudesse atrapalhar, desde ruídos até interferências de outras pessoas na casa. Dávamos total prioridade à decisão dele de estudar.

Então, quando ele definia um horário para estudar, dávamos total foco para que ele não pudesse ser atrapalhado por nada. A gente também investiu o máximo que foi possível investir para que ele pudesse ter acesso à melhor escola e ao melhor conhecimento para a formação do ENEM.

Colégio Vila: De que forma o senhor analisa a contribuição e o apoio do Colégio Vila para esses resultados?

Thiago Jerônimo: O Vila, ele de fato trouxe uma abordagem muito consistente em relação a todo o conteúdo programado. Eu me lembro que meses antes do Enem, ele disse que o Colégio Vila já tinha batido todo o conteúdo programado da prova Enem.

Além disso, existiam os simulados do Enem, que podiam ajudá-lo a desenvolver estratégias de gerenciamento de tempo, leitura de questões e aprimoramento de sua performance. Ele foi vendo as deficiências também ao realizar esses simulados e foi corrigindo, lendo mais, criando estratégias para poder resolver a prova dentro do tempo e ainda ter tempo de revisar todas as questões.

Colégio Vila: Como foi a comemoração da família?

Thiago Jerônimo: Quando nós soubemos do resultado, da prévia, quando ele ainda tinha acabado de fazer o Enem, conferindo com os gabaritos extraoficiais, ali já celebramos. Nós já cantávamos de alegria e agradecemos muito a Deus, que proporcionou que ele conseguisse chegar no resultado que ele chegou.

Quando veio o resultado definitivo, veio aquele vai e vem todinho do Enem, eu disse: “meu filho, sua posição não vai mudar, sua colocação não vai mudar, porque seu resultado é incontestável”. Ali, ele ficou preocupado, mas, graças a Deus, quando saiu o resultado definitivo, nós podemos celebrar, nos divertir bastante em família diante desse resultado.