Entrevista especial: Rafael vai desbravar a Engenharia da Computação na UFPB

“As plataformas do Colégio Vila foram fundamentais; feedback rápido e eficiente sobre as principais dificuldades que eu tinha nos estudos”, avalia o aluno

O curso de Engenharia da Computação está em alta devido à crescente demanda por profissionais qualificados na era digital. A rápida evolução da tecnologia, a expansão da Internet das Coisas e a demanda por inovação em diversas indústrias têm impulsionado a necessidade de engenheiros de computação. E este foi o curso que despertou o interesse de nosso aluno Rafael Mota, aprovado na UFPB.

Boa leitura!

Colégio Vila: Rafael, parabéns por sua conquista! Como foi sua preparação ao longo do ensino médio para ter alcançado esse sucesso com as notas do Enem?

Rafael Mota: A minha preparação para o Enem foi constante. Mesmo que eu não conseguisse dedicar muitas horas para estudar em determinado dia, estudava o que eu conseguia e fui fazendo isso até o final do ano.

Colégio Vila: Existia alguma disciplina que você tinha mais dificuldade e aquela que você dominava? Quais eram?

Rafael Mota: Bem, as disciplinas que eu tinha mais dificuldade eram química e biologia, até por conta da quantidade de termos e regras que as duas têm. E a que eu mais dominava era a matemática, que eu basicamente estudei também para melhorar.

Colégio Vila: Como era o ritmo de estudos no Colégio Vila e em casa?

Rafael Mota: Pela manhã eu tinha aula, aprofundava a teoria e tinha aula prática e, em casa, eu fazia a revisão e várias questões para aprofundar o conhecimento das disciplinas. Em casa, eu dedicava entre 4 a 6 horas por dia de estudos, quando não tinha outra atividade. Revisava muitas questões e separava as matérias determinadas pelos dias da semana.

Colégio Vila: As plataformas de IA do Colégio Vila foram fundamentais para a sua jornada? Quais benefícios você sentiu a partir das plataformas?

Rafael Mota: As plataformas foram fundamentais, porque elas permitiram que eu tivesse um feedback rápido e ao mesmo tempo eficiente sobre as principais dificuldades que eu tinha nos estudos.

Colégio Vila: Você conquistou nota para cursar Engenharia da Computação, curso ligado a tecnologia e de muita busca pelos candidatos. Você sempre quis este curso ou havia outra área como opção?

Rafael Mota: Eu sempre sonhei em estudar alguma área de TI e, diante disso, eu tinha várias opções. Acabei indo para Engenheira da Computação, como meu curso principal, no entanto, eu tinha outras opções, como Ciência da Computação também, mas acabei escolhendo a Engenheira por causa da visão que o curso aborda sobre a tecnologia.

Colégio Vila: Tem alguma área da Engenharia da Computação que já te despertou atenção, qual?

Rafael Mota: Por enquanto, a principal área que me desperta a atenção na área de Engenharia da Computação é a integração entre os diversos dispositivos e plataformas. Penso em ir por este caminho de estudo.

Colégio Vila: Quais são as expectativas a partir de agora para o ensino superior? A dedicação será a mesma ou você pensa em novas estratégias de estudo?

Rafael Mota: Apesar de eu ter uma metodologia de estudo já bem consolidada, eu estou pensando em reformular minha técnica para aumentar a produtividade exigida para o ensino superior. E as expectativas são de muito trabalho para eu me destacar na minha área e, a partir disso, alcançar os meus sonhos.

Colégio Vila: O que você sentirá mais falta no Colégio Vila?

Rafael Mota: Com certeza vou sentir falta do convívio direto com os meus amigos e com toda a equipe da escola.