Exclusivo: Davi Braga, inspiração do empreendedorismo, dá dicas aos alunos do Colégio Vila

Entrevista foi concedida durante o Bett Show Nordeste

Com exclusividade, o jovem empreendedor Davi Braga falou ao Blog do Colégio Vila sobre a relevância do empreendedorismo dentro das instituições de ensino e o papel dos pais nessa jornada.

Davi Braga, aos 13 anos, iniciou sua jornada empreendedora e, desde então, tem se destacado como defensor da importância do empreendedorismo nas escolas e como mentor para os jovens. Sua trajetória começou quando ele percebeu as dificuldades enfrentadas por sua mãe, proprietária de uma loja de materiais escolares, para atender a demanda dos clientes.

A ideia por trás da List It era resolver o problema das extensas listas de materiais escolares. A plataforma automatiza todo o processo: o usuário só precisa fornecer informações sobre a instituição de ensino, a região e o período que o aluno está cursando. Em seguida, a plataforma exibe a lista completa de materiais necessários para o ano letivo, e a compra pode ser feita ali mesmo. Cinco anos após seu lançamento, o projeto foi vendido por R$600 mil.

Blog Colégio Vila: Davi, como você analisa a importância do empreendedorismo dentro das escolas?

Davi Braga: O empreendedorismo é a maior ferramenta de impulsionamento social, de transformação social e de empoderamento pessoal tanto no Brasil, como no mundo. A gente vê isso através das pesquisas, através dos fatos, através dos dados. Por isso, a escola é o berço do desenvolvimento pessoal dos seres humanos. Então, é importante a escola embarcar junto nesse processo de desenvolvimento, dessa mentalidade empreendedora.

É importante deixar claro que criar negócios é somente um meio e uma ferramenta, um mecanismo de desenvolvimento dessa mentalidade, numa idade entre 14, 15 anos. Eu vejo que um país com mentalidade empreendedora é um país muito mais capaz de solucionar e resolver problemas do mundo.

Blog Colégio Vila: Quais dicas e incentivos você pode passar aos jovens como estímulo ao empreendedorismo?

Davi Braga: Eu digo para os adolescentes e aos jovens que a coisa mais importante é se colocar em movimento, é se movimentar. A gente não vai ter tudo pronto, a gente não vai ter certeza de tudo, mas o que a gente precisa ter certeza é da vontade, da disponibilidade de se colocar nessa jornada de movimentação e sempre em busca de novas oportunidades e novos conhecimentos. Para mim, essa é a parte mais fundamental e importante de todo o processo dessa jornada empresarial e empreendedora desses jovens.

Blog Colégio Vila: Como os pais podem identificar e incentivar o empreendedorismo nos filhos?

Davi Braga: O empreender é um conjunto de habilidades e existem habilidades que são características natas, que a gente visualiza em grandes empresários e em grandes empreendedores. A capacidade de resolver problemas, a capacidade de comunicação, a interlocução entre áreas.

Esses jovens que têm características empreendedoras são normalmente aqueles que são mais expressivos, aqueles que são mais comunicadores, aqueles que são as pessoas que têm a vontade de resolver problemas e que ficam o tempo inteiro nessa jornada de resolver problemas. Aos pais que identificarem nesses jovens essa vontade, essa visão, nessa jornada é fundamental, obrigatório que eles consigam e sejam partes do processo incentivador de seus filhos, desse impulsionamento dos filhos.

Confira a reportagem completa sobre a participação do Colégio Vila no evento Bett Show Nordeste: clique aqui.