O papel do profissional de Psicologia no bem-estar social

Jornada das Profissões traz novo ciclo de palestra

Em uma nova oportunidade de conhecer experiências profissionais, os alunos do ensino médio do Colégio Vila receberam o professor e psicólogo Guilherme Stanford, que participou nesta semana (30/05) como palestrante do projeto Jornada das Profissões.

Logo no início da palestra, Guilherme compartilhou com os alunos uma experiência marcante que teve no final do ensino médio. Ele contou que teve a chance de vivenciar a rotina da área da saúde, mais especificamente na rede hospitalar, que era o seu campo de interesse na época. No entanto, diante das experiências presenciadas, Guilherme optou por desistir do curso de Medicina ao perceber que as dinâmicas hospitalares não combinavam com seu estilo de vida.

Com essa decisão, novas conversas e alinhamentos, ele ingressou no curso de Biologia, onde descobriu sua paixão pela educação. “Ainda enquanto universitário, já havia decidido por me tornar professor, pois desejava contribuir significativamente para a formação de novas gerações. O curioso é que a vida tinha outros planos para além do ensino. Minha trajetória profissional tomou um novo rumo a partir do nascimento de meu filho, que possui paralisia cerebral. Foi nesse momento que precisei me adaptar a essa nova realidade”, conta.

Foi nesse contexto que o professor também se tornou psicólogo. “Senti a necessidade de compreender e auxiliar no desenvolvimento de crianças que necessitam de uma educação inclusiva, ambiente acolhedor e adaptado às necessidades individuais”. Durante a palestra, Guilherme compartilhou exemplos do dia a dia da psicologia, explicando como funcionam os atendimentos e os benefícios que podem ser alcançados por meio dessa abordagem.

Guilherme esclareceu dúvidas dos alunos e ressaltou a importância do bem-estar social e espiritual, destacando sua própria experiência com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). “Mesmo vivendo com essa condição, que atualmente é mais comum de se falar e conviver, o mais importante é persistir em nossos sonhos e projetos, mesmo diante das dificuldades. Essa lição é válida para qualquer curso ou desafio na vida. Por isso, é fundamental cultivarmos a atenção plena e a habilidade de foco, uma vez que a atenção dividida não é eficaz, como exemplificado pelo uso excessivo de celulares durante as aulas”, disse.

Para os alunos que pretendem cursar Psicologia, Guilherme enfatizou o papel fundamental do profissional em enxergar o que ninguém mais vê e tomar a iniciativa de fazer algo com essa percepção. “O psicólogo precisa explorar o desconhecido e ter um impacto significativo na vida das pessoas, trabalhando para resolver problemas e promover o bem-estar emocional e mental da sociedade”.