Paraíba tem o melhor desempenho em inglês do Nordeste 

Estado ocupa a 6ª posição no ranking nacional, mas média do Brasil registra queda 

A Paraíba se destacou como o estado com melhor desempenho em inglês do Nordeste, alcançando a sexta colocação no ranking nacional de 2024. A pesquisa foi divulgada pelo English Proficiency Index, da EF Education First, que avalia o nível de inglês em diversos países. Segundo o estudo, a Paraíba está classificada no nível moderado de domínio do idioma, com 510 pontos, acima da média nacional de 466.

Nenhum estado brasileiro atingiu níveis mais altos do que o “moderado”. Entre as cidades brasileiras com melhores resultados, Campina Grande ocupa o 10º lugar e João Pessoa está na 13ª posição. Os estados com pontuações mais altas que a Paraíba são:

  • Santa Catarina – 535 
  • Distrito Federal – 532
  • Rio Grande do Sul – 528
  • Minas Gerais – 519
  • Espírito Santo – 511

Apesar dos bons resultados da Paraíba, o desempenho nacional preocupa. O Brasil caiu da 70ª posição (2023) para a 81ª em 2024, entre 116 países avaliados. A pontuação média brasileira também ficou abaixo da média global de 477 pontos. Em âmbito latino-americano, o país ocupa a 18ª colocação entre 21 países, ficando à frente apenas do Equador, México e Haiti

Outro dado que chama atenção é a diferença entre gêneros: homens tiveram desempenho superior, com média de 473 pontos, contra 459 pontos das mulheres.

No outro extremo, os estados com as piores médias de proficiência foram:

  • Tocantins – 446
  • Acre – 443
  • Amazonas – 455
  • Pará – 463
  • Piauí e Rondônia – 458

Além da queda brasileira, o estudo aponta uma tendência global de recuo: 60% dos países avaliados tiveram resultados mais baixos em 2024 do que em 2023.

Inglês desde cedo: o diferencial no aprendizado

Estimular o contato com o inglês desde a primeira infância é, segundo especialistas, a forma mais eficaz de garantir fluência no futuro. Essa é a aposta do Colégio Vila, em João Pessoa, que adota a metodologia Content and Language Integrated Learning (CLIL), abordagem que une o ensino do idioma ao conteúdo das disciplinas escolares.

Segundo a professora Andréa Peixoto, coordenadora do programa bilíngue da escola, a sala de aula é o ponto de partida para essa construção. “Usamos jogos, músicas e projetos autorais para tornar o inglês parte do dia a dia das crianças de maneira prática e significativa”, explica.

No Colégio Vila, o inglês faz parte da rotina a partir do Infantil II (2 anos), com duas aulas por semana. A partir do Infantil III, o idioma é trabalhado todos os dias. A metodologia também reforça a importância da exposição diária ao inglês como forma de tornar o aprendizado mais natural, inclusive em casa.

“É essencial que as crianças desenvolvam fluência de forma orgânica. Esses estímulos fortalecem as habilidades cognitivas, ajudam a formar cidadãos globais e abrem portas para oportunidades acadêmicas e profissionais no futuro”, destaca a professora Andréa.

Siga nossas Redes Sociais

Mais Artigos