Parceria com o TRE-PB: Colégio Vila faz treinamento para eleições de representantes

Etapas e procedimentos do processo eleitoral foram destaque

Nesta quinta-feira (21), os colaboradores do Colégio Vila passaram por um treinamento especial em preparação para as eleições de representantes de turma que ocorrerão na próxima segunda-feira (25) nas três unidades da rede: Vila Tambaú, Vila Sul e Vila Bessa.

Essas eleições terão o diferencial de seguir os mesmos procedimentos de uma eleição tradicional, incluindo o uso de urnas eletrônicas fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), graças a uma parceria inovadora entre a instituição de ensino e o órgão eleitoral.

O objetivo desta colaboração é trazer a experiência da votação para o ambiente escolar, incentivando os alunos a participarem ativamente do processo eleitoral e fomentando debates políticos entre os estudantes.

Durante o treinamento, os colaboradores do Colégio Vila foram instruídos sobre várias etapas e procedimentos para o sucesso do processo eleitoral. Entre eles, aprenderam a identificar cada urna por seu código único, a atuar como mesários, identificar eleitores, emitir documentos oficiais, além de simular e resolver erros nas urnas, como a troca de urnas defeituosas, ligar, desligar e reiniciar as urnas, realizar o encerramento, a contagem dos votos e, se necessário, como utilizar uma urna de reserva.

Essas habilidades são essenciais para garantir que as eleições aconteçam de maneira leve e segura, proporcionando uma experiência eleitoral autêntica para os alunos.

“Estamos muito felizes com este projeto, que prepara os alunos do Colégio Vila para o exercício da cidadania e também os educa sobre a importância do voto e do processo eleitoral e democrático. Ao simular um ambiente eleitoral real, a escola espera inspirar uma nova geração a compreender e valorizar o papel de cada cidadão na construção de uma sociedade mais justa e equitativa”, destaca o diretor de ensino Ribamar Monteiro.