Alunos do Colégio Vila prestigiam a Olimpíada Brasileira de Robótica

Incentivo à tecnologia e criatividade

A participação dos alunos do Colégio Vila na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é um inspirador exemplo de como a educação tecnológica pode ser cativante e enriquecedora.

Durante três dias de competição, os estudantes do 4º e 5º anos do Colégio Vila tiveram a oportunidade de vivenciar na prática o conhecimento adquirido em sala de aula sobre robótica. Esta experiência ocorreu entre os dias 29 e 31 de agosto, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, reunindo 239 equipes formadas por estudantes da rede pública e particular.

No Colégio Vila, a tecnologia e a criatividade caminham de mãos dadas, com o incentivo ao uso das ferramentas tecnológicas e a robótica desempenhando um papel fundamental nesse processo. Aqui, a tecnologia é encarada como um meio de criar oportunidades para que os alunos expressem sua criatividade e participem de competições, incluindo as Olimpíadas.

A preparação dos alunos começa com o interesse deles pelos protótipos. “Ao identificarmos esses estudantes, formamos equipes, cada uma composta por quatro alunos. Esses grupos passam por um processo de preparação que abrange programação, montagem dos robôs e testes em uma arena especialmente construída para as competições”, explica o professor de educação tecnológica e robótica, Marinaldo Sousa.

Tudo isso em prol da Olimpíada Brasileira de Robótica, que acontece desde 2007 e atrai milhares de estudantes em diversos estados do Brasil. A competição é dividida em duas partes, teórica e prática, envolvendo a criação, montagem e disputa de robôs. Um dos principais objetivos da OBR é estimular jovens a seguir carreiras científico-tecnológicas, identificar talentos e promover debates e aprimoramentos no sistema educacional brasileiro. Além disso, a Olimpíada Brasileira de Robótica oferece a oportunidade de classificação para a RoboCup, o maior evento de robótica do mundo.

Ao incentivar a participação dos alunos na Olimpíada, o Colégio Vila demonstra como a educação em robótica e tecnologia pode preparar os estudantes para o futuro, estimulando a criatividade, a resolução de problemas e o interesse em carreiras científicas e tecnológicas. Esse é mais um exemplo de como a educação pode ser envolvente e prática.

Reportagem: Gláucia Araújo