Aula antes da Aula: entenda como funciona a metodologia de ensino

“Trabalhamos com a concepção de que o aluno não apenas absorve conhecimento em sala”, afirma coordenador pedagógico

A metodologia educacional conhecida como “Sala de Aula Invertida” ou “Aula Antes da Aula” traz consigo um conjunto significativo de vantagens, destacando-se no desenvolvimento da autonomia dos estudantes, no aprofundamento do senso crítico e no aumento do engajamento no processo de aprendizagem. Este método, pioneiramente concebido pelos professores de ciência Jonathan Bergmann e Aaron Sams em 2006, no Woodland Park High School, localizado no Colorado, Estados Unidos, tem conquistado a comunidade educacional global devido à sua abordagem criativa e dinâmica.

Em contraponto ao paradigma tradicional, no qual a explanação dos conteúdos ocorre em sala de aula, enquanto as atividades são direcionadas para o ambiente doméstico, a metodologia “Sala de Aula Invertida” opta por uma inversão desse processo. Ou seja, o material de estudo a ser abordado durante a semana é entregue aos estudantes antecipadamente, permitindo-lhes preparar-se previamente com o auxílio desse material e realizar as atividades propostas em casa.

Pesquisas que exploram essa abordagem revelam resultados notáveis. Um estudo conduzido em Harvard, em 2016, no qual a metodologia foi aplicada em cursos de cálculo e álgebra, demonstrou que os alunos que participaram das aulas invertidas apresentaram um aumento de até 79% no nível de aprendizado em comparação com os que seguiram o método tradicional. Além disso, na Universidade de Michigan, outra pesquisa indicou uma aceleração no processo de aprendizagem dos alunos.

Aplicação da metodologia no Colégio Vila

No Colégio Vila, a concepção de “Aula Antes da Aula” é implementada desde os anos iniciais do ensino fundamental até o nível médio. Este método é aplicado por meio de dois modelos: o modelo semanal, no qual os alunos se familiarizam com o conteúdo antes das aulas, e o modelo de avaliação, no qual os alunos recebem o direcionamento sobre os conteúdos que estarão na etapa avaliativa. Desse modo, os estudantes têm a chance de se antecipar aos tópicos abordados em sala e, assim, chegar às aulas preparados para um aprofundamento do aprendizado e para sanar dúvidas.

Os pais também são parte integrante desse processo. A cada início de semana, o Colégio Vila disponibiliza um link contendo o material didático, permitindo aos pais acompanhar o que está sendo ensinado e as atividades propostas. Essa iniciativa não somente fomenta a transparência acerca da educação dos filhos, como também auxilia os alunos a trazerem tópicos relacionados aos estudos para o ambiente de sala de aula. Nesse contexto, o papel do professor consiste em mediar as discussões, esclarecer dúvidas e monitorar o progresso dos alunos.

Roberto Oliveira, coordenador pedagógico do Colégio Vila, enfatiza: “Aqui no Vila, trabalhamos com a concepção de que o aluno não apenas absorve conhecimento em sala, mas compreende-o de fato durante a aula e efetivamente aprende ao aplicá-lo nas atividades subsequentes. Após o professor ministrar a aula, os alunos se dedicam às atividades planejadas para serem realizadas em casa, momento no qual ocorre o processo de aprendizado. Desde os primeiros anos do ensino fundamental até o último ano do ensino médio, transmitimos aos alunos a importância da autodisciplina e da confiança em seu próprio esforço.”

É importante ressaltar que essa metodologia ativa confere aos estudantes o protagonismo em seu próprio processo educacional, ao mesmo tempo em que os professores assumem o papel de facilitadores e orientadores. No Colégio Vila, essa abordagem está profundamente enraizada na concepção de que o aluno não apenas compreende o conteúdo durante as aulas, mas interioriza verdadeiramente o aprendizado ao aplicá-lo nas atividades propostas. Isso contribui significativamente para o cultivo da disciplina e responsabilidade nos estudantes, preparando-os para o ensino superior e para as demandas da vida adulta.

Reportagem: Gláucia Araújo