Colégio Vila expande rede de ensino e retorna ao bairro do Bessa

Nova unidade celebra 10 anos de compromisso com a educação

Referência no mercado em educação de qualidade e formação integral de crianças e jovens, o Colégio Vila está prestes a inaugurar a sua terceira unidade, no bairro do Bessa, em João Pessoa. A decisão de expansão engloba um desejo genuíno de levar a proposta educacional do Colégio Vila para um número ainda maior de alunos e famílias, transformando vidas por meio da educação. O Bessa, bairro onde tudo começou há 10 anos com a abertura do berçário Vilaflor, representa um retorno às raízes do Vila.

A nova unidade do Colégio Vila traz consigo uma série de diferenciais que a tornarão um marco no cenário educacional de João Pessoa. Com mais de 7 mil m², o ambiente é um atrativo por si só, oferecendo áreas amplas de convivência para estimular relações humanas, interações, colaborações e cuidado com o próximo. A localização privilegiada no bairro mantém o zelo e o aconchego que já são características da marca nas unidades Vila Tambaú e Vila Sul.

No que diz respeito à qualidade do ensino, a nova unidade seguirá os pilares já consolidados: princípios cristãos, educação socioemocional, metodologia bilíngue, cultura digital e excelência acadêmica. O foco está na formação integral para a vida, garantindo aprendizagem dos conteúdos acadêmicos, inteligência emocional e preparação para competições esportivas, olimpíadas de conhecimento, Enem e vestibulares.

Para a fundadora e diretora do Colégio Vila, Fabiana Sena, a escola compreende as constantes mudanças pelas quais a sociedade tem passado, e garante que o Colégio Vila sempre esteve comprometido em preparar os alunos para os desafios do mundo atual, incentivando áreas de conhecimento diversificadas e expandindo suas mentes para o futuro.

“Ao trazer em nosso slogan a frase ‘Inspiração para a Vida Toda’, entendemos o quanto ela representa o compromisso e a visão em proporcionarmos uma educação que vai além do tradicional. Estamos conectados com a aprendizagem contínua, com o despertar dos alunos para o mundo e seus próprios propósitos de vida e a parceria com as famílias. Acreditamos que essas conexões são transformadoras”, afirma.

Fabiana Sena, fundadora e diretora do Colégio Vila

Inspiração do ensino infantil ao ensino médio

A capacidade de acolhimento da nova unidade é significativa, pois pode atender confortavelmente mais de 1.200 alunos, desde a educação infantil até a 3ª série do ensino médio. A infraestrutura inclui salas de aula inovadoras, espaços abertos destinados à educação infantil, laboratórios de ciências com recursos digitais, espaço maker, sala Google, cabines exclusivas de estudo, biblioteca, sala de mídias digitais com estúdio de gravações, áreas esportivas, incluindo beach tênis, e muito mais.

Todos esses recursos estruturam a proposta pedagógica do Colégio Vila, que se baseia em princípios cristãos, educação socioemocional, metodologia bilíngue, cultura digital, educação financeira, empreendedorismo e excelência acadêmica. Dessa forma, o colégio busca não apenas cumprir a grade curricular, mas formar alunos autônomos capazes de tomar decisões baseadas em escolhas conscientes e promover a sustentabilidade, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, com destaque para o ODS 4, referente à educação de qualidade.

Corpo docente: seleção criteriosa

Alinhados aos valores do Colégio Vila, o corpo docente, representado pelos professores, também é selecionado de forma criteriosa. O sócio e diretor pedagógico, professor Ribamar Monteiro, explica que o quadro de professores do Colégio Vila vai além da qualificação acadêmica do profissional. “Embora o critério acadêmico tenha sua relevância, valorizamos igualmente a experiência profissional dos professores e a paixão pelo ensino. Esses pré-requisitos se alinham às habilidades de comunicação, empatia e compreensão das necessidades e dos desafios dos alunos, tanto individualmente como em grupo. Vale ressaltar que além do corpo docente, as unidades do Colégio Vila têm seus demais quadros de funcionários reconhecidos e elogiados pelas famílias, alunos e parceiros. Certamente, essa marca será mantida na unidade Bessa”, destaca.

Ribamar Monteiro, sócio e diretor pedagógico do Colégio Vila

Geração de empregos e impacto ambiental

A preocupação com a sustentabilidade e a acessibilidade esteve presente desde o início da construção da terceira unidade da rede de ensino. O projeto arquitetônico valoriza a geração de energia limpa, a redução do uso de recursos não renováveis, a entrada de luz e ventilação natural, materiais recicláveis e áreas verdes, conectando os alunos à natureza e contribuindo para o conforto térmico, bem como para a neutralização de CO₂ na atmosfera. As obras estão em andamento, com previsão de conclusão em etapas, e as aulas começarão em janeiro de 2024.

A construção da nova unidade também tem um impacto significativo na economia local, gerando empregos diretos e indiretos por meio da contratação de empresas, fornecedores e outros profissionais, promovendo o crescimento e desenvolvimento da comunidade. Portanto, a nova unidade do Colégio Vila representa não apenas uma expansão, mas um compromisso renovado com a educação de qualidade, a sustentabilidade e o desenvolvimento de João Pessoa, com o objetivo de transformar vidas e preparar os alunos para um futuro promissor.