Colégio Vila investe em tecnologia para aumentar a eficiência e o engajamento dos alunos

Simulados e jornadas temáticas aprimoram desempenho dos estudantes

A habilidade de expressar ideias de forma clara e concisa é fundamental para a construção de uma boa redação. O Colégio Vila reconhece a importância dessa competência e, desde os anos iniciais, apresenta seus alunos ao universo da escrita, cultivando o hábito da leitura e aprimorando a linha de argumentação.

No entendimento da rede de ensino, uma redação de qualidade se sustenta em diversos pilares, como a compreensão do tema, a organização das informações, a atenção à estrutura do texto e a manutenção da coesão com o tema proposto. A jornada de aprendizado no Colégio Vila culmina na divisão clássica da redação em três partes: a Introdução, que representa o início do texto; o Desenvolvimento, conhecido como o “corpo do texto”, onde o tema é explorado; e a Conclusão, que encerra a produção textual.

Para aprimorar ainda mais a qualidade das redações dos estudantes, o Colégio Vila investe em plataformas educacionais. As ferramentas inovadoras utilizam inteligência artificial (IA) para corrigir as redações, oferecem trilhas de estudo personalizadas por meio de IA e realizam simulados baseados no modelo da Teoria da Resposta ao Item (TRI). A TRI se fundamenta em modelos matemáticos que permitem a elaboração de provas diversas com igual grau de dificuldade. Além disso, a plataforma simula acessos a universidades com base nas notas obtidas, utilizando o Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Na 3ª série do ensino médio, os alunos do Colégio Vila trabalham a dinâmica da redação de forma intensificada e, para isso, realizam oito simulados e 32 propostas de redação ao longo do ano letivo. No ano passado, essa estratégia resultou em um feito notável: o Colégio Vila alcançou o 1º lugar na média em redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 em João Pessoa, com 876,9 pontos, conforme atestado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) por meio da AIO Educação.

As funcionalidades destacadas na estratégia do Colégio Vila incluem:

– Correção inteligente, proporcionando feedback imediato e personalizado aos alunos, com a possibilidade de comentários específicos e definição de metas individuais.

– Jornadas temáticas divididas em eixos associados aos principais temas do ENEM, com simulados nacionais para avaliação comparativa em âmbito nacional.

– Recursos de videoaulas para enriquecer o repertório cultural dos alunos, incluindo indicações de livros, séries, filmes e artigos relacionados aos temas abordados.

– Produção textual facilitada pela inteligência artificial, oferecendo avaliação prévia das redações, sugestões para reescrita e atuando como segundo corretor.

O diretor pedagógico, Ribamar Monteiro, ressalta que a realização dos simulados de redação no formato do ENEM, juntamente com os simulados nacionais como avaliações externas, facilitam o ensino e a aprendizagem da escrita textual, bem como, prepara os alunos ao longo de sua jornada acadêmica para os maiores desafios dos cursos mais concorridos ou para qualquer escolha de carreira em que o aluno se sinta bem preparado.

Reportagem: Gláucia Araújo