Entrevista especial: aprovado em Direito na UFPB, Pedro quer ser delegado de polícia

“O Colégio Vila me ajudou; meu desempenho era baixíssimo, mas veio esse notão 960”, conta o aluno

O curso de Direito é o segundo em ampla concorrência nas universidades federais e o Colégio Vila tem a honra de promover uma entrevista especial com o aluno Pedro Gomes, aprovado no curso de Direito da UFPB e que conquistou 960 pontos na prova de redação do Enem.

Boa leitura!

Colégio Vila: Pedro, parabéns por suas conquistas! Como foi sua preparação ao longo do ensino médio para ter alcançado esse sucesso com as notas do Enem, incluindo redação com 960 pontos?

Pedro Gomes: Minha preparação para o Enem, ano passado, 2023, consistiu basicamente em três etapas: teoria, questões e, principalmente, revisão.

Isso é algo que nenhum estudante pode esquecer, porque se você estudar um assunto no início do ano, certamente não vai lembrar dele no final do ano, que é quando ocorre a prova.

Então, principal, revisão. Enquanto a redação, o Colégio Vila me ajudou muito nas oficinas de redação. Toda quarta-feira, à tarde, eu estava aqui fazendo redação. E no começo o meu desempenho era baixíssimo, era 700, 760. E quando chegou agora no Enem, veio esse notão 960, eu desabei, foi incrível.

Colégio Vila: Quantas horas por dia você se dedicava aos estudos com foco no Enem? Como você dividia as matérias para o estudo?

Pedro Gomes: Eu estudava por volta de 4 a 5 horas por dia. Para muitos, pode parecer pouco, mas o segredo está em saber estruturar bem o seu estudo. Não adianta sair lendo tudo que você vê pela frente, você tem que organizar todo o seu material e isso a escola já proporciona desde muito cedo.

Desde o início do ano a gente já tinha um calendário muito bem definido. Então, é só seguir e confiar. Quanto à minha divisão de matérias, eu dava prioridade às que eu tinha mais dificuldade, que era matemática.

Eu já tinha uma boa base, mas eu queria lapidar mais ainda para aumentar meu desempenho. Então, você dá prioridade às que você tem mais dificuldade, mas nunca se esqueça das outras porque são elas que vão ser seu diferencial.

Colégio Vila: Existia alguma disciplina que você tinha mais dificuldade e aquela que você dominava? Quais eram?

Pedro Gomes: A disciplina que eu tinha mais dificuldade era da parte da natureza, principalmente física, eu não entendia nada.

Já a que eu dominava mais era matemática, nela eu me garanto demais, e humanas também.

Colégio Vila: Ao analisar a redação e a prova de matemática, você imagina que alcançaria notas tão boas?

Pedro Gomes: No dia da prova, na hora em que saí da sala, achei que a minha redação iria zerar, sinceramente, porque era um assunto que eu nunca tinha feito, nunca tinha tido contato com aquele tipo de tema.

Eu até mandei mensagem para a minha professora de redação dizendo que eu estava com medo de ter zerado e tal, mas assim, quanto à estrutura do meu texto estava certinha. Meu medo era ter desviado do assunto, então a dica que eu deixo para você que vai fazer a prova é adquirir repertório sociocultural para que você possa falar sobre tudo sem medo nenhum.

Colégio Vila: Como era o ritmo de estudos no Colégio Vila e em casa?

Pedro Gomes: Na escola, era bem puxado, puxado mesmo. E em casa já era mais leve porque eu já tinha uma bagagem de assunto que tinha na escola.

Então, quando eu chegava em casa eu só fazia algumas questões, via uma teoria que eu fiquei com mais dúvida e arrumava meus flashcards, que é um método de revisão funcional que eu uso muito.

Colégio Vila: Você conquistou nota para fazer Direito, um dos cursos mais desejados pelos candidatos. Você sempre quis cursar Direito? Havia outra área como opção?

Pedro Gomes: Sempre tive afinidade com a carreira de Direito, principalmente para a área de delegado, delegado da Polícia Federal e Civil.

Nem sempre eu quis cursar essa área, poucos estudantes vão dizer que querem tal curso e no final vai acabar fazendo. Do início do ano para o final, são muitas mudanças de mentalidade, tem um amadurecimento, então a gente acaba mudando.

Minha outra área como opção era a Engenharia da Computação, porque eu também me dou bem com tecnologia, sempre gostei, mas acabou que minha primeira opção foi Direito mesmo.

Colégio Vila: Por que o interesse na polícia judiciária?

Pedro Gomes: Sempre tive interesse porque eu assistia a muitas séries sobre isso, documentários, e acabei despertando certo interesse na carreira.

Colégio Vila: Quais são as suas expectativas a partir de agora para o ensino superior?

Pedro Gomes: Eu espero me realizar profissionalmente, já quero começar procurando estágios, novas formas de aplicar o Direito para alavancar a minha carreira, porque meu objetivo ao final do curso é fazer concurso.