#PartiuENEM: Aulão especial do Colégio Vila foi realizado nesse sábado (28/10)

Foram dois turnos de revisão e interação com os estudantes

No último sábado, 28 de outubro, o Colégio Vila promoveu um evento educacional de grande relevância para seus alunos e demais estudantes inscritos no projeto, que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Aulão #PartiuENEM ocorreu no cinema do MAG Shopping, onde cada estudante recebeu dois cadernos de revisão, um para o período da manhã e outro para a tarde.

O evento foi marcado por revisões abrangendo diversas disciplinas, com o intuito de oferecer uma preparação completa e eficaz para o Enem. Durante os intervalos, a Rede Tambaú de Comunicação, parceira do Colégio Vila no projeto, preparou momentos especiais de descontração com os participantes, incluindo a apresentação da cantora mirim Laís Menezes, que já participou dos programas “The Voice Kids” (Globo) e “Canta Comigo Teen” (Record). Veja aqui como foi!

A seguir, destacamos algumas das principais revisões ministradas durante o Aulão #PartiuENEM:

MANHÃ

Redação – Professoras Francine e Paula: Os estudantes receberam dicas valiosas sobre como estruturar uma redação nota mil, abordando as competências da redação do Enem. Foi ressaltada a importância de organizar as ideias, utilizar palavras-chave relevantes, evitar repetições, utilizar conectivos e argumentos consistentes, além de orientações para uma conclusão eficaz.

Inglês – Professora Mercedes: Os participantes aprenderam a encarar o desafio da prova de Inglês, focando em termos e vocabulário-chave comuns aos brasileiros. A revisão enfatizou a importância de decodificar o enunciado, eliminando distrações, e sempre buscar as informações solicitadas no texto.

Linguagens – Professor Chico: A revisão de Linguagens abordou a atenção necessária ao que as questões pedem e a importância de focar no enunciado. O professor destacou os temas: função de linguagem, figuras de linguagem e interpretação de texto.

Literatura – Professora Tacianne: Os alunos receberam orientações sobre como analisar textos literários, entender sinônimos e aprimorar suas habilidades de interpretação. A importância de começar pelo enunciado foi enfatizada.

Artes – Professor Plínio: A revisão de Artes destacou os movimentos, ritmos e estilos na música brasileira, desde a Era de Ouro do Rádio até os tempos atuais. O destaque foi para o movimento chamado Tropicalismo, resgatando a antropofagia e a fusão de diversas linguagens nas artes.

História e Geografia – Professores Fernando e Raoni: Relacionado à momentos recentes, os alunos receberam orientações sobre como interpretar textos relacionados aos Yanomami e à Constituição de 1988. Foi apresentado também o conhecimento mínimo das sete constituições brasileiras que todo estudante deve ter.

Química – Professores Renato, Gustavo e Rômulo: Os estudantes tiveram uma revisão sobre modelos atômicos, processos químicos como fissão e fusão, biocombustíveis, vitaminas e catalisadores, proporcionando um entendimento mais didático desses conceitos.

TARDE

Reflexão Socioemocional – Janaína e Nadi: Na parte da tarde, os alunos participaram de uma reflexão socioemocional sobre o fechamento do ciclo do ensino médio. A importância da atenção e o enfrentamento das pressões familiares, culturais e individuais foram discutidos.

História – Rafael: Na disciplina de História, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre democracia ateniense e civilizações antigas, traçando paralelos com os desafios sociais contemporâneos. Foi ressaltada a relação democrática que caracterizou Atenas, destacando, no entanto, as exclusões, como a ausência de participação política das mulheres.

Física – Haron, Larissa e Hugo: No campo da Física, os estudantes tiveram a oportunidade de revisar conceitos fundamentais sobre colisões mecânicas, comprimento de onda, circuitos elétricos e outros.

Matemática – Wallyson e Gadelha: Aqui, os estudantes revisaram questões de probabilidade, escala, regra de três e função.

Biologia – Rôney e Michael: A temática sobre biomas esteve em destaque na revisão, trazendo características e importância para o equilíbrio ecológico.