Reinado Solidário do Colégio Vila arrecada quase 5 toneladas de alimentos durante o Vila Cultural

Pais e instituições agraciadas participaram do encerramento do projeto

O Colégio Vila promoveu, no mês de junho, o projeto Vila Cultural, onde os alunos puderam vivenciar as culturas regionais dos nove estados nordestinos e exercitar a solidariedade. Durante os festejos juninos, os estudantes do ensino infantil até o médio resgataram os símbolos de cada região, valorizando os estados nordestinos por meio de seus elementos populares.

Os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e, claro, a Paraíba foram representados com suas danças, culinária e costumes. O projeto envolveu estudos e pesquisas para compreender as particularidades de cada região, que foram representadas em painéis artísticos nas salas de aula. A Paraíba trouxe a renda, Pernambuco apresentou o frevo e as quadrilhas juninas, enquanto o Maranhão trouxe o Boi Bumbá. As vestimentas e temperos dos outros estados também serviram de inspiração para os alunos do Colégio Vila.

Reinado Solidário

No Vila Cultural 2023, além de momentos de alegria, confraternização e troca de conhecimentos, o evento promoveu uma importante lição de solidariedade através do Reinado Solidário. A ação envolveu as famílias na doação de alimentos não perecíveis, que foram destinados a instituições da cidade que atendem pessoas em vulnerabilidade social.

O projeto alcançou um resultado grandioso, arrecadando quase cinco toneladas de alimentos. Alunos das duas unidades do Colégio Vila se uniram nessa corrente de solidariedade e, juntos, conseguiram doar 4.996kg de alimentos não perecíveis. A unidade Vila Sul entregou os itens às instituições Casa da Criança com Câncer e Lar da Mãe Nazinha, enquanto a unidade Vila Tambaú beneficiou a Associação Apave, Esperança e Vida e o Instituto Solidariedade. Os alunos das turmas com maior número de doações foram agraciados com as coroas do Rei e da Rainha, que contemplam o Reinado Solidário.

A supervisora pedagógica do Colégio Vila, Inalda Pontes, ressaltou o comprometimento das famílias e o impacto dessa ação solidária: “É uma ação muito linda, pois percebemos o envolvimento das famílias. Alguns pais se empenharam muito, comprando alimentos, arrecadando junto aos vizinhos e pedindo aos familiares. Eles estão ensinando pelo exemplo, gerando o desejo de ajudar e compartilhar, nutrindo esse desejo nos filhos”.

Os pais também expressaram orgulho e emoção em participar do Reinado Solidário. Raquel das Neves, mãe de Tereza Raquel do infantil 5, destacou a importância de plantar a semente da solidariedade nas crianças. Sandro Virgílio, pai de Geovana, de 11 anos, ressaltou o empenho de sua filha na arrecadação dos alimentos e como essa doação impactará positivamente a vida de quem precisa.

Entrega das doações

Enquanto os pais parabenizaram a iniciativa do Colégio Vila, os beneficiados também celebraram os alimentos que irão saciar a fome de quem precisa. Andréia Formiga, representante do Instituto Solidariedade, expressou sua gratidão pelas doações recebidas do Colégio Vila, destacando o apoio à ONG Cace, uma das beneficiadas. “Muito bom contar com esse tipo de iniciativa, estamos felizes  em fazer parte desse momento”.

Tatiana, representante da ONG Cace, também expressou seu agradecimento: “Ficamos em Lucena, onde atendemos a mais de 150 crianças, e gostaríamos de agradecer por essa grande doação que fará uma diferença significativa em nosso projeto”.

Rosana, coordenadora do Projeto Social Esperança e Vida, que atende a 230 crianças do Colégio Nazinha e 150 famílias do Projeto de Mulheres, ressaltou a importância dessa doação: “Eu agradeço de coração esta iniciativa do Colégio Vila. Seria maravilhoso se todos os colégios pudessem seguir esse exemplo e cultivar nas crianças o sentimento de colaboração. Muitas vezes, as pessoas podem pensar que ‘1kg de alimento não resolve nada’, mas quando você doa um alimento, está mudando o mundo de alguém”.

O professor Túlio, da Associação Acolher para a Vida, que atende diariamente quase 200 crianças da comunidade do Aratu, no bairro de Mangabeira 8, também parabenizou o projeto: “Hoje é um dia de muita gratidão e felicidade devido a essa ação esplendorosa. Recebemos uma doação significativa de diversos alimentos que ajudarão na nutrição de nossas crianças. Nossa associação depende de doações, e ter um parceiro como o Colégio Vila, de tamanha importância, é muito gratificante. Estamos extremamente felizes”.

Tatiana, representante da Casa da Criança com Câncer, que atende 127 crianças de todo o estado, expressou sua emoção: “Agradeço ao Colégio Vila pela iniciativa e a todos que contribuíram com os alimentos, que serão de grande importância para nossa instituição. Além das crianças terem suas refeições na Casa, elas também poderão levar cestas básicas para suas residências, o que auxilia no convívio familiar. Por isso, agradeço imensamente a todos”.

Reportagem: Gláucia Araújo