Seu filho vai iniciar na educação infantil? Separamos dicas estratégicas para este novo momento

A adaptação escolar é uma fase de descobertas

O primeiro dia de aula desencadeia um mix de emoções, tanto para os pequenos quanto para os papais e as mamães. São muitas descobertas e novos momentos de vivência. No Colégio Vila, já presenciamos diversos cenários: desde as crianças que já dizem “tchau” para os pais e correm para o seu novo mundo, como aquelas que sentem mais a mudança na rotina, pois cada aluno vive essa primeira transição na vida de forma distinta.

Ao deixar os pequenos na escola, a separação dos pais pode tornar-se um desafio, lidando com a ausência familiar e a presença de rostos desconhecidos. Por isso, a diretora do ensino infantil, Brena Alves, destaca a atenção da escola a essas questões. “Reconhecemos os desafios específicos de cada aluno durante a transição. A chegada de um professor e de novos colegas podem assustar num primeiro momento, mas nosso planejamento pedagógico visa criar um ambiente seguro e acolhedor. Portanto, desde a entrada à escola, buscamos estabelecer confiança entre os novos alunos, professores e pais, respeitando o tempo de adaptação de cada criança, ao mesmo tempo em que trabalhamos com brincadeiras e momentos lúdicos que geram boas experiências e conexões.”

A psicóloga do Colégio Vila, Kailane Rândala, afirma que o diálogo entre os pais e as crianças é a chave deste novo momento. “Encorajem seus filhos a compartilharem experiências, brincadeiras e emoções. Isso construirá uma relação próxima, dissipando as incertezas e os medos que possam se fazer presentes neste início de adaptação escolar. Estejam presentes, ouçam e transmitam segurança para que seus filhos possam se sentir mais fortes. A primeira semana tende a ser a mais desafiadora, mas à medida que as mudanças se integram à rotina, os medos dão lugar às descobertas da jornada escolar.”

Portanto, a adaptação escolar requer paciência, flexibilidade e parceria entre família e escola. Ao criar um ambiente acolhedor e promover o diálogo, tanto o colégio quanto os pais contribuem para uma transição não apenas bem-sucedida, mas também enriquecedora para o crescimento de cada aluno. Essa jornada pelo desconhecido é uma oportunidade de aprendizado e desenvolvimento, marcando o início de uma emocionante etapa na vida escolar.