Yves Sena é o mais novo universitário da UFPB
Os desafios escolares, a participação e o apoio dos pais e do colégio na jornada para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram abordados durante entrevista especial ao blog do Colégio Vila, com a participação do aluno Yves Sena e sua mãe, Carla Sena.
Blog Vila: Carla, qual é o papel dos pais nessa trajetória estudantil?
Carla Sena: Para mim, os pais são figuras importantes no desenvolvimento dos filhos e na caminhada deles. Eu sentia que o Yves precisava se dedicar mais, no entanto, eu precisaria fazer a minha parte estando atenta aos estudos dele.
Nesse período, precisei dizer vários “nãos”. Não à eventos, festas e convites que chegavam. A pandemia também trouxe muita preocupação com relação ao ensino. Eu tinha receio sobre como validar o aprendizado, por isso, eu cobrava e incentivava ao mesmo tempo para evitar queda no rendimento escolar.
Blog Vila: Yves, como foi esse período escolar durante a pandemia, sabendo que mais para frente haveria a aplicação das provas do Enem?
Yves Sena: Minhas maiores dificuldades foram na pandemia de covid-19, e o motivo foram as aulas online. Eu tenho mais facilidade de aprender quando estou no presencial. Além disso, todo mundo ficou muito ansioso, sem saber o dia de amanhã, isso prejudica a nossa vida escolar também. Aí, quando tudo estava voltando ao normal, voltando às aulas presenciais, eu consegui retomar o meu foco.
Blog Vila: Yves, conta pra gente um pouco sobre a escolha do seu curso.
Yves Sena: Para escolher meu curso, senti certa dificuldade. Não sabia bem o que escolher, conversava com as pessoas, com meus amigos, fui entendendo as opções e como gosto de cálculos optei pela Engenharia da Computação. Minha nota foi boa, tirei 744 na redação do Enem, todo mundo é apavorado com a redação, mas eu fui bem.
Blog Vila: Carla, como você sentiu a participação do Colégio Vila para essa conquista de Yves?
Carla Sena: Entendo que o Colégio Vila possui uma importante função na vida dos alunos e do aprendizado deles. Os professores são fundamentais nesse processo. O Yves sempre destacou a qualidade dos professores, das aulas, além do papel da coordenação e da diretoria como positivos; eu senti o mesmo.
Blog Vila: Yves, às vésperas do Enem, como você conseguiu equilibrar o momento final?
Yves Sena: Não foi fácil, mas eu entendi que era preciso descansar a mente para obter bons resultados no exame. Os professores orientaram que cadernos, livros e anotações ficassem de lado, e que alguma atividade de lazer fosse realizada. Nos dias das provas eu fiquei muito nervoso, mas sempre tentando manter a calma. Aí, eu respirava fundo. Quando o resultado saiu, a alegria foi enorme e o sentimento foi um misto de felicidade e alívio.
O aluno Pedro Tenório também optou pelo curso de Engenharia da Computação. Clique aqui e confira a entrevista.
Reportagem: Cledyson Fernandes
Revisão: Taynara Aires