Colégio Vila

Um novo capítulo na história do Colégio Vila

Novo diretor da rede de ensino chega para potencializar gestão e educação

O Colégio Vila, uma das redes de ensino mais renomadas de João Pessoa, na Paraíba, celebra a chegada de seu novo diretor. O professor Ribamar Monteiro é sócio fundador do Colégio Vila, e 2023 marca sua transição nas atividades do colégio, deixando de atuar apenas como mantenedor. Agora, ele assume um papel ainda mais importante como braço direito da sócia fundadora, Fabiana Sena, nesta missão educacional.

Com uma vasta experiência no mercado da educação, o professor Ribamar traz consigo um currículo que impressiona pelas conquistas e realizações. Graduado em Pedagogia, Administração e Teologia, com pós-graduação em Aconselhamento e Liderança, ele fundou diversos sistemas de ensino que são atualmente referência no Brasil. Além disso, atuou como diretor de escolas e redes de escolas em âmbito nacional, sendo também um executivo global de educação. Ribamar é casado com Fabiana Sena, pai de Gabriel, de 14 anos, e Sofia, de 10 anos.

Nesta entrevista, o professor Ribamar fala sobre os novos desafios para o fomento da educação em João Pessoa, destacando sua preocupação em fortalecer pontos estruturais e pedagógicos do Colégio Vila em benefício da educação e da sociedade, sempre com o olhar atento à evolução do ensino tanto no Brasil, como no mundo.

Boa leitura!

Blog Vila: Professor, seu currículo nos mostra uma ampla experiência no mercado da educação, e desde o segundo trimestre deste ano, o senhor abraçou as demandas do Colégio Vila. O que representa a sua chegada ativa no Colégio Vila?

Ribamar Monteiro: Minha paixão sempre esteve voltada para a área educacional. Quando Fabiana e eu fundamos o Vila, tínhamos o desejo de realizar essa transição do mundo corporativo para dentro da escola. Afinal, ninguém cria um negócio para ficar de fora dele. Graças a Deus, esse momento chegou. Agora, estou envolvido de forma ativa no colégio, trabalhando para impulsionar seu crescimento e sucesso.

Blog Vila: Quais características e aprendizados o senhor traz para o Colégio Vila a partir de suas experiências em instituições de ensino renomadas e de sistemas educacionais?

Ribamar Monteiro: Acredito que, nessa nova fase de expansão do Vila, poderei contribuir significativamente com base nas experiências adquiridas ao longo de duas décadas em empresas globais. Com isso, buscarei melhorar os processos, a comunicação no ensino e aprendizagem, e garantir um uso mais efetivo das novas tecnologias educacionais. Além disso, defendo a importância do conceito de ‘aprendizado ao longo da vida’ (lifelong learning, em inglês). Para educar bem nos dias de hoje, é necessário que os professores também sejam aprendizes em nossas salas de aula.

Blog Vila: Hoje, quais transformações pedagógicas e estruturais o senhor acredita que o Colégio Vila vivenciará com a sua chegada?

Ribamar Monteiro: Antes de tudo, gostaria de ressaltar que ninguém alcança resultados relevantes sozinho. As unidades do Colégio Vila (Tambaú e Vila Sul) contam com equipes de profissionais apaixonados por educação e com nível de excelência profissional de régua alta. Todos alinhados por um propósito claro de impactar positivamente a nossa cidade, o nosso Estado e o Brasil, oferecendo uma educação de excelência com valores inegociáveis. Valores que estão ligados a uma sociedade mais ética, responsável socialmente, consciente do meio ambiente e da sustentabilidade; envolvidos por uma cultura maker, empreendedora, bilíngue, com foco na educação socioemocional, letramento digital e preparação para um mundo globalizado. O que mais anseio é que o Colégio Vila seja um espaço onde nossas crianças possam crescer e serem felizes em sua jornada educacional. 

Quanto ao meu mandato no Vila, destaco, entre várias metas, o objetivo de melhorar o engajamento nas novas ferramentas digitais, para um letramento digital mais fluido, como deve ser na vida atual. Além disso, buscarei implementar intervenções pedagógicas baseadas em ciência de dados, estabelecer processos homogêneos na formação de professores e garantir o alinhamento pedagógico entre as sedes, considerando que seremos uma rede com a chegada da terceira unidade. Também buscarei diminuir a sobrecarga de trabalho e responsabilidade atualmente suportada por Fabiana. Acredito que, com essa divisão de tarefas, teremos mais efetividade em manter o grande carisma do Vila, que é o acolhimento aos alunos, pais, professores, colaboradores e fornecedores.  

Blog Vila: Falando sobre a nova unidade, o Colégio Vila está retornando ao Bessa com matrículas no segundo semestre. O que representa esse novo desafio dentro da gestão? 

Ribamar Monteiro: Fabiana e eu somos movidos por sonhos e realizações, e é por isso que a abertura da terceira unidade do Vila, localizada no Bessa, representa um momento extremamente simbólico para nós. Foi nesse bairro que tudo começou, quando éramos apenas um berçário. A localização e o espaço físico são maravilhosos, e estamos trabalhando em várias frentes para criar um ambiente lindo, seguro e acolhedor, que são características registradas do Vila.

Nossa expectativa é atender um público que acredita na transformação por meio da educação. Nosso objetivo é proporcionar, nesse novo espaço, uma escola que esteja de olho no futuro, com uma abordagem de aprendizagem conectada às novas tecnologias educacionais. Para isso, investimos em mais de 10 soluções digitais e plataformas. Queremos um colégio dinâmico, que proporcione uma experiência estética na jornada de aprendizagem, onde alunos e professores se sintam motivados a compartilhar e construir saberes. Buscamos uma educação 5.0, baseada na cooperação, cultura bilíngue, no desenvolvimento socioemocional, em valores e na cidadania digital, para que toda a comunidade possa vivenciar o Lifelong Learning.

Blog Vila: Como tem sido sua aproximação com os pais, alunos e comunidade escolar?

Ribamar Monteiro: Ainda estou em processo de familiarização com todos os envolvidos no Vila, afinal, temos mais de 200 colaboradores e 1.200 famílias, além de fornecedores e líderes; escola é feita de gente para gente. E nessa travessia, ainda dedico dois dias como executivo em uma companhia educacional espanhola sediada em São Paulo, o que significa que minha rotina de viagens semanais continuará por algum tempo.

Nessa fase inicial, tenho dedicado tempo para conhecer as pessoas e os processos, sempre respeitando o que nos trouxe até aqui. Afinal de contas, na minha concepção, o Vila é um colégio de sucesso, porque alcançou o seu propósito, consequentemente a sua relevância para o público e a cidade que atende.

A próxima fronteira, como meta de curto prazo para o segundo semestre, após as férias, é me aproximar de toda a comunidade escolar atendida pelo Vila. Contudo, quero fazer isso em conjunto com Fabiana, assegurando nosso papel como guardiões da estratégia. Claro, contando com o apoio de nossos colaboradores e nossas lideranças, com eles fazemos a magia do Vila acontecer.

Blog Vila: O senhor já contribuiu muito para a educação em João Pessoa, à frente de colégios importantes ao longo do tempo. Existem áreas ou aspectos específicos da educação que o senhor deseja ter um olhar mais atento para a evolução da educação na capital paraibana?

Ribamar Monteiro: Tenho uma longa história de amor pela Paraíba, estou na capital Paraibana há duas décadas. Foi aqui onde encontrei o amor da minha vida, Fabiana Sena, tive os meus filhos, Gabriel e a pipoquinha Sofia. Em João Pessoa, fundei com a Fabiana o primeiro sistema de ensino genuinamente nordestino que ganhou o País. No entanto, com a vida dividida entre João Pessoa e São Paulo, onde passava a semana, meu grande desejo era permanecer aqui e desenvolver uma vida social, afetiva e profissional sem a correria entre aeroportos. Graças a Deus, esse dia chegou!

Nossa cidade oferece uma boa oferta educacional, mas existem áreas específicas em que há oportunidades de entregar algo diferenciado. Nesse sentido, creio que tenho condições de agregar soluções e perspectivas que elevem a qualidade do ensino-aprendizagem na Paraíba. Destaco áreas como letramento digital, learning space – novos espaços de aprendizagem, cultura de dados para intervenção pedagógica, ensino colaborativo, educação socioemocional, empreendedorismo e inglês como parte da vida das crianças e jovens.

E com toda a importância dessa temática, é fundamental ressaltar que valorizamos e priorizamos entregar à sociedade paraibana uma escola que mantenha e promova valores e princípios cristãos e familiares. Buscamos impulsionar a transformação por meio de um currículo inspirador, que reflita as necessidades dos novos tempos e esteja fundamentado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas.

Dessa forma, preparamos nossos alunos para a vida e para o mercado de trabalho, visando não apenas o sucesso profissional, mas especialmente a sua felicidade e bem-estar como indivíduos. Acredito que o Colégio Vila já desempenha esse papel de catalisador para a geração que estamos formando, e a nossa missão está cada vez mais fortalecida nesse sentido. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com outras pessoas!

Veja outras matérias do Blog Vila

Seja bem-vindo : )

Preencha os campos abaixo e clique no botão para falar agora com nosso atendimento.