Estratégias de uso e acompanhamento garantem a evolução dos estudantes ao longo do ano
Dando sequência aos excelentes resultados de 2023, com aprovações de destaque na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Colégio Vila impulsiona o uso da tecnologia na preparação dos alunos para o Enem 2024.
O ingresso de nossos alunos em cursos disputados como Medicina, Direito e Engenharia da Computação foi garantido devido a uma rotina estratégica e disciplinada de estudos, que contou com um suporte valioso: as plataformas de Inteligência Artificial (IA). Recursos que a escola sempre enxergou como aliados para o desenvolvimento e performance dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
“A tecnologia, quando bem utilizada, gera grandes benefícios para a rotina educacional. Modelos inovadores que atrelam ética ao desenvolvimento dos nossos alunos estarão sempre entre os nossos principais investimentos. Neste ano de 2024, trazemos mais robustez aos projetos digitais e incentivo ao uso das ferramentas”, afirma Ribamar Monteiro, diretor de ensino do Colégio Vila.
Agenda 2030
A Unesco, em 2019, lançou o Consenso de Pequim sobre Inteligência Artificial e Educação, o documento trouxe recomendações que apontam para o uso da IA como um acelerador para alcançar os objetivos da Agenda 2030 para a Educação, que é um conjunto de metas estabelecidas pela ONU para garantir uma educação inclusiva, equitativa e também uma cidadania global.
Por isso, o Colégio Vila se empenha em acompanhar o ritmo das transformações dos novos tempos ao meio educacional, com plataformas digitais e dinâmicas em sala de aula voltados para o cumprimento da Agenda 2030, que visa:
Políticas educacionais orientadas para o futuro: a IA vem para permitir que sistemas educacionais se adaptem à evolução tecnológica e às necessidades em constante mudança dos alunos.
Modelos educacionais inovadores: Com a IA, os modelos educacionais são personalizados, oferecendo aos alunos recursos e ferramentas adaptados às suas necessidades individuais.
Empoderamento dos professores: É importante destacar que a IA não pretende substituir os professores, mas sim fortalecer suas habilidades. E este será o tema da nossa próxima matéria no Blog do Colégio Vila.