Os professores não serão substituídos pela inteligência artificial

No Colégio Vila, a IA potencializa o ensino em sala de aula

Uma das principais perguntas quando se trata do uso de inteligência artificial na educação é se “os professores serão substituídos pela tecnologia”, e a resposta é: não!

Antes do advento da tecnologia, eram poucos os recursos didáticos em sala de aula. Muitos livros, edições com atualização em atraso, e o professor como o único detentor do conhecimento. Hoje, a realidade é bastante diferente.

Com acesso à internet, os próprios alunos possuem recursos para antecipar o conhecimento em todas as disciplinas que desejarem. Além dos recursos tradicionais, o Colégio Vila proporciona aos estudantes o acesso a ferramentas educacionais inovadoras. “Trabalhamos com a concepção de que o aluno não apenas absorve conhecimento em sala”, afirma diretor pedagógico do ensino médio, professor Roberto Oliveira.

Leia também: Aula antes da Aula: entenda como funciona a metodologia de ensino

Assista também: Você já ouviu falar em ‘Aula antes da aula’? Conheça uma das metodologias de ensino do Colégio Vila

Uma vez que os alunos aplicam as estratégias indicadas para melhor aproveitamento do ensino, os professores são estimulados a trabalhar cada vez mais as próprias habilidades e os recursos oferecidos através dos dados e informações gerados pela tecnologia e também aqueles trazidos pelos alunos, aprofundando o conhecimento e o debate em sala de aula.

As plataformas do Colégio Vila

Confira a seguir, como as plataformas da rede de ensino contribuem para o fortalecimento da educação:

Simulados inteligentes: os alunos têm acesso a uma plataforma de questões que indica erros e acertos, e explica as razões tanto de um quanto de outro. A plataforma transforma, ainda, as notas em gráficos que indicam a evolução dos estudantes em cada área do conhecimento ao longo do ano. O aluno do ensino médio também consegue revisar quantas vezes quiser as questões de maior peso e tirar as principais dúvidas.

Simulador do Sisu: essa plataforma utiliza a base de dados dos simulados e gera indicadores que permitem que os estudantes saibam em quais cursos e instituições de ensino em todo país a nota permitiria conquistar.

Caminho para uma redação nota 1000: O Enem possui cinco competências que são avaliadas na redação: domínio da norma culta, compreensão do tema proposto, organização das ideias, coesão e coerência e proposta de intervenção.

Entendendo essa dinâmica, o Colégio Vila possui uma plataforma que usa a inteligência artificial para corrigir redações definindo a pontuação de cada competência, além de trazer observações sobre pontos de melhoria. O sistema disponibiliza um tema por semana, abrangendo cotidiano, história, cultura e demais temáticas que são referência nas edições do exame.

IA como aliada dos professores

Mesmo com tantas ferramentas valiosas para o desenvolvimento de alta performance dos estudantes, o Colégio Vila investe no potencial dos professores, que participam ativamente do uso das tecnologias, e aperfeiçoam a criatividade e a sensibilidade no processo de aprendizagem.

No caso das redações, por exemplo, são no mínimo duas por semana, uma delas corrigida pela plataforma e a outra correção é feita, individualmente, pelos professores. Cada etapa educacional é vivida lado a lado com os educadores, garantindo o desenvolvimento do senso crítico juntamente com a conquista de pontuações positivas nas provas.

“Os professores nunca serão substituídos, e a Inteligência Artificial vem para reforçar a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem, tornando os alunos co-criadores do conhecimento”, comenta Ribamar Monteiro, diretor de ensino do Colégio Vila.